Como funciona um COMPRESSOR de ar condicionado automotivo?
Funcionamento
O compressor do ar condicionado tem a função de aquecer e refrigerar o ar. Ele comprime o gás refrigerador e o manda para o condensador do seu veículo. Assim é realizado o arrefecimento, a diminuição da temperatura, ou seja, o esfriamento do ar. A bobina ou eletroímã é um componente que tem a função de atracar a embreagem do compressor à polia, dando início ao funcionamento do compressor.
Recomendações
Sempre devemos fazer um check-up (diagnóstico) no sistema de ar-condicionado de forma preventiva e que sejam feitas pelo menos as inspeções periódicas a cada 6 meses ou um ano, dependendo do veículo. Fazer as verificações em pressões da alta e baixa, e ainda observar a eficiência na sua temperatura através de um termômetro colocado nas saídas dos dutos de ar. No caso de rompimento do fusível térmico da bobina do compressor, é muito importante que seja feita uma análise interna do mesmo
Fluidos utilizados e manutenção
Geralmente, os fluidos refrigerantes mais utilizados em sistemas automotivos são o R-12 e o R-134A. Lembramos que o vácuo também deve ser feito no ar-condicionado automotivo e os vazamentos devem ser evitados.
A limpeza do filtro deve ser feita periodicamente, com intervalos de tempo mais curto que a limpeza de Splits. Isso porque o ar das cidades costuma conter um número maior de impurezas, as quais podem causar doenças sérias. Especialistas recomendam que o filtro do carro seja trocado, em média, a cada 15.000 Km rodados.
Dicas
em dias muito quentes evite ligar o ar-condicionado assim que entrar no carro. O ideal é que o sistema seja acionado após alguns minutos com o carro em movimento e com as janelas abertas. Esta atitude simples pode contribuir para aumentar a eficiência do ar-condicionado.